terça-feira, 12 de maio de 2009

Essas enchentes...

Boa Tarde!
Nessa terça-feira, vamos falar de um tema nada agradável, que infelizmente, todos conhecem: a Enchente.


Enchente ou cheia é, geralmente, uma situação natural de transbordamento de água do seu leito natural, qual seja, córregos, arroios, lagos, rios, mares e oceanos provocadas geralmente por chuvas intensas e contínuas. A ocorrência de enchentes é mais frequente em áreas mais ocupadas, quando os sistemas de drenagem passam a ter menor eficiência.
Existem cheias artificiais provocadas por erros de operações de comportas de vertedouro de barragens ou por erros de projetos de obras hidráulicas como bueiros, pontes , diques, etc.
Como todo fenômeno natural pode-se sempre calcular o período de retorno ou tempo de recorrência de uma enchente.
Quando este transbordamento ocorre em regiões sem ocupação humana, a própria natureza pode se encarregar de absorver os excessos de água gradativamente, gerando poucos danos ao ecossistema, mas podendo gerar grandes danos à agricultura.
Quando o transbordamento dá-se em áreas habitadas de pequena, média ou grande densidade populacional, os danos podem ser pequenos, médios, grandes ou muito grandes, de acordo com o volume de águas que saíram do leito normal e de acordo com a densidade populacional. A ciência que estuda os fenômenos das enchentes é a Hidrologia que é normalmente ensinada nos cursos de Engenharia Hidráulica, Engenharia sanitária , Engenharia Ambiental e outros.
Algumas obras podem ser realizadas para controle das enchentes tais como bueiros, diques , barragens de defesa contra inundações ou mesmo obras de Revitalização de Rios muito utilizadas na Holanda e na Alemanha.


Bom, espero que tenham aprendido um pouco mais sobre esse fenômeno tão desagradável.

Equipe Atitude e Elementos.

5 comentários:

  1. Como diz o titulo "essas enchentes" oi pessoal é a amanda s2 bom eu to postando nesse tb pq eu so vitima da echente bom na minha casa praticamente todo dia q chove a enchente começa, é um orror tudo começa a ir embora a minha casa ja passo no rede globo e foi um verdadeiro disastre, e vcs swabem como melhorar isso? Bom, naum jogando lixo na rua seria uma boa opsao...
    Sera q vcs poderiam me dar uma resposta?
    Bom a criadora desse blog é um genio...
    Beijaço
    Amanda s2

    ResponderExcluir
  2. Nunca devem jogar lixo nas ruas, em encostas, córregos, margens de rios ou áreas verdes. “Quando se fala em lixo, falamos desde o papel de bala até móveis velhos. Basta andar pela cidade, principalmente na periferia, que você encontra facilmente geladeiras e móveis jogados no rio. É preciso ter consciência e não transformar um rio numa extensão de lixão”, ressalta Hassan Barakat, do CGE de São Paulo. Além disso, a população deve cobrar as obras necessárias para conter as águas e fiscalizar o poder público.
    Elemento e atitude

    ResponderExcluir
  3. eu bárbara aluna do 4 ano a achei muito interecante o video sobre o meio ambiante:
    aprendi que não deve jogar lixo na rua,não desperdiçar água e luz. evitar o uso do carro desreculado porque ele produz gáz carbonico e polui o meio ambiente, nós como crianças devemos aprender desde já para proteger o futuro do mundo e nossos filhos!

    ResponderExcluir
  4. Olá
    Sou a professora Andréia e estou muito contente com o trabalho que o Colégio e as equipes estão fazendo para conscientizar a população sobre estes temas abordados. Todos nós temos a responsabilidade de fazermos algo. Se cada um fizer um pouquinho, quem sabe viveremos mais e melhor e nossos filhos terão orgulho e saúde para viver bem e em harmonia com o planeta Terra.
    Fica aqui minha torcida por vocês.
    Beijos e boa sorte.

    ResponderExcluir
  5. meu nome e cristina faço 5º semestre de pedagogia na metodista,moro num sitio em grs e tenho nos fundos dele um corrego,onde mantenho sempre limpo mas e muito trabalhoso pois ha uma invasao no bairro onde a prefeitura de grs permitiu que continuase lá por 90 anos isto é alem de não pagarem impostos como todos os cidadaos eles jogam de tudo no corrego nas ruas,criam caes e gatos soltos,desmatam a sua volta,jogam lixo nos terrenos vazios,obs lá passa lixeiro 3 vezes por semana,obs não tem agua encanada todos usam poço mais um motivo para não poluir pois a contaminaçao do corrego depende diretamente da agua que vamos consumir,mas isto é uma questão de educação e preocupação com o coletivo o que é muito mais dificil de se entender quando não se luta para conseguir onde morar,ai não se tem a preocupação de proteger pois se ficar ruim o lugar é só invadir outro .

    ResponderExcluir