quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Twitter

Olá pessoal!!! =)

O Blog Ideal agora já tem um Twitter...Entre para conferir essa novidade! Vamos postar várias informações importantes sobre o meio ambiente!

twitter.com/equipeatitude

Follow-us!!!!!

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Quadrinhos




Produtos Reutilizáveis

Olá pessoal! Hoje nós vamos falar um pouquinho sobre os Produtos Reutilizáveis!


* Os sacos de papel e plástico podem ser poupados, por exemplo, quando você vai ao supermercado, as suas compras geralmente são guardadas em sacolas plásticas, então, depois que você utilizar elas, guarde e tente reutilizar por exemplo como saquinhos de lixo, etc.

Os sacos de papel castanho são ótimos para embrulhar pacotes para serem expedidos.

* Os cartuchos de papel podem ser utilizados para dar mais segurança a fios de aparelhos ou a um computador.

* Os papéis e envelopes podem ser reutilizados para escrever notas ou fazer listas antes de serem reciclados. As caixas de presentes podem ser reutilizadas outra vez, bem como as folhas maiores de papel de embalagem, papel de embrulho, fitas e laços.

* Pacotes, papel colorido, caixas de ovos e outros itens podem ser utilizados em projetos de arte e trabalhos manuais para a escola, centros de tempos livres ou centros de idosos.

* Jornais, embalagens de amendoins e outros aperitivos podem ser reutilizados para expedir embrulhos.

* Frascos de vidro e plásticos, jarros, latas de café e outros tipos de recipientes podem ser lavados e utilizados para guardar sobras, botões, pregos ou tachas. As latas de café vazias podem ser transformadas em vasos de flores.

* Madeira usada pode ser transformada em gaiolas, caixas de correio, caixas para com postagem ou outros projetos de trabalhos em madeira.

* Mas as latas de óleo de motor ou recipientes de venenos NÃO podem ser reutilizados porque eles contém resíduos prejudiciais. Deve-se desfazer deles seguindo as instruções dos fabricantes no rótulo.


DICAS:

- Use pilhas recarregáveis! Sim, são mais caras que as descartáveis, mas se utilizar pilhas com alguma frequência elas tem uma período de vida, que dá retorno ao investimento que é realizado.

- Não use louça descartável! Se pretende utilizar louça "inquebrável", prefira a de plástico lavável e reutilizável.

- Se comprar garrafas de água, prefira as embalagens de maior volume, pois assim podemos reutilizar e separar elas para fazer alguma outra coisa.


quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Treinos da Equipe Atitude

Como o Campeonato Brasileiro está chegando, nós treinamos todas as quintas-feiras das 2:00 ás 3:40. 4 pessoas ficam com a parte da pesquisa e postam no blog (Marina, Talita, Heloísa e Giúlia) e 2 pessoas cuidam da mesa (Bombana e Rodrigo). Toda semana temos novidades e notícias sobre a natureza, preservação, reciclagem, etc.

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Desmatamento das Florestas


Boa Tarde! Hoje nós iremos falar um pouco sobre o Desmatamento das Florestas.
Tudo começou depois da chegada dos portugueses no Brasil, no ano de 1500. Interessados no lucro com a venda do [link=
http://www.arvores.brasil.nom.br/textos/pbras.htm]Pau Brasil [/link] na Europa, na Mata Atlântica. As caravelas portuguesas vinham do litoral brasileiro carregadas de toras de Pau Brasil, para depois serem vendidas no mercado europeu.
Enquanto a madeira era utilizada para a confecção de móveis e alguns instrumentos musicais, a seiva avermelhada do pau-brasil era usada para tingir tecidos (de cor vermelha).


segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Teste sobre a natureza, água e energia elétrica!

Olá! Hoje nós vamos fazer um teste sobre a natureza, água e a energia elétrica! Pegue um lápis e um papel e vá anotando suas respostas.

1) Você é o tipo de pessoa que faz a reciclagem?

a) De vez em quando;
b) Não, mais vou começar;
c) Sim, todos os dias;
d) O que é isso?

2) Quantos minutos você fica no banho?

a) De 20 á 25 minutos;
b) Meia hora ou mais;
c) De 10 á 15 minutos;
d) Eu nem tomo banho para não gastar água.

3) Você está participando da campanha “Faça xixi no banho”?

a) Ás vezes;
b) Não, eu acho isso nojento;
c) Com certeza, eu gosto de ajudar o Meio Ambiente;
d) Nunca ouvi falar.

4) Você está participando da campanha “ Apagãozinho”?

a) Eu apago as luzes por menos tempo do que é pedido;
b) Não;
c) Sim, pois essa campanha é bem criativa e ajuda o Ambiente;
d) Nunca ouvi falar dessa campanha.

5) Quando você vai á praia, você:

a) Deixa o lixo na areia;
b) Jogo o lixo no mar;
c) Levo uma sacola plástica para jogar meu lixo;
d) Eu não vou á praia.


6) Quantas horas você fica no computador por dia?

a) De 2 á 3 horas;
b) De 6 á 12 horas;
c) De 1 á 2 horas;
d) Não tenho computador.

7) Quando você está no computador e sua mãe ou alguém de sua família te chama para fazer algo você:

a) Apaga as luzes e deixa o computador em Stand Bay;
b) Vou e deixo tudo como está;
c) Desligo o monitor e apago as luzes;
d) O que é Stand Bay?

8) De que forma você ajuda o Meio Ambiente?

a) Faço a reciclagem do jeito que eu posso;
b) Não faço nada para ajudar;
c) Reciclo o lixo, economizo água e a energia;
d) Que?

9) Você separa as pilhas e as baterias?

a) Mais ou menos;
b) Não;
c) Sim, pois elas prejudicam o Meio Ambiente;
d) O que são pilhas e baterias?

10)Você utiliza o verso da folha sulfite?

a) De vez em quando;
b) Não, sempre que eu erro eu pego outra folha;
c) Sim, pois isso ajuda bastante;
d) Não, eu escrevo na mão mesmo.


Se você marcou mais A:

COLABORO QUANDO POSSO

Você colabora com o ambiente na medida do possível, não se preocupa muito mais está sempre ajudando.

Se você marcou mais B:

NÃO ESTOU NEM AÍ

Você precisa se preocupar mais com o ambiente, somente se cada um fizer sua parte faremos um planeta melhor. Comece a ajudar!!


Se você marcou mais C:

AJUDO SEMPRE

É de pessoas boas como você que o planeta precisa. Continue sempre assim!

Se você marcou mais D:

DESLIGADO

Você precisa se inteirar mais com os assuntos ambientais.

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Poluição Marítima


Olá, hoje nós iremos falar um pouco sobre a POLUIÇÃO MARÍTIMA!
Os mares compõem aproximadamente 70% do nosso planeta e abriga vários tipos de espécies que necessitam de água para viver. Apesar da vida existente embaixo d'água, a interferência do homem e a sua despreocupação em relação a essas vidas os tem afetado grandemente.
O derramamento de esgoto não tratado das águas, como objetos que são jogados nesses rios, são as causas dessa poluição. Atualmente o oceano pacífico está sendo considerado como a chamada "Grande mancha de lixo" entre o Hávaí e a Califórnia. Esses rios estão cheios de plásticos, restos de materiais usados para pescar, garrafas, roupas, objetos, produtos tóxicos, entre outros. Muitos desses lixos são provenientes de indústrias, residências, embarcações, navios, etc.
A maioria dos materiais depositados nos rios, demoram muito para se decompor, dificultando a vida dos animais marinhos. Eles precisam de águas limpas e biodiversidade para poderem viver em seu habitat natural.
Apesar de tantos problemas, um dos piores é o PETRÓLEO. Esse produto é uma forma de película sobre a água por causa da sua densidade, resultando em grandes consequências.
Então pense um pouco mais antes de depositar o seu lixo em mares e rios, pois um dia a água do planeta poderá ficar em "extinção".







Animais em extinção

Olá,

Hoje nos falaremos sobre animais em extinção!

Você sabia que muitos animais estão em extinção por nossa causa??

Pois é, nós não percebemos que muitas vezes nossas atitudes acabam prejudicando outras pessoas, ou seres vivos.


Veja a seguir uma reportagem do Mundo Vestibular:



Desmatamento e extinção de espécies

Desmatar leva à destruição dos ecossistemas e à extinção das espécies que neles vivem. A Ciência identificou até hoje cerca de 1,4 milhões de espécies biológicas.

Desconfia-se que devam existir mais de 30 milhões, ainda por identificar, a maior parte delas em regiões como as florestas tropicais úmidas.

Calcula-se que desaparecem 100 espécies, a cada dia, por causa do desmatamento!O crescimento das populações humanas aumenta terrivelmente a gravidade dos problemas que a Terra já enfrenta. Eis alguns deles:


1- Cervo-do-pantanal: Animal dócil e grandalhão, torna-se um alvo fácil para os caçadores em busca de sua galhada, usada como decoração.


2- Onça-pintada:Encontrada no Pantanal, desaparece da região devido à caça indiscriminada. Sua pele tem cotação em dólares no mercado internacional.


3- Mono-carvoeiro: O maior macaco do Brasil. É originário da Mata Atlântica. Atualmente restam apenas cerca de cem destes animais no estado do Rio de Janeiro.


4- Pica-pau-de-cara-amarela: Os poucos sobreviventes vivem nas matas gaúchas. Com o desmatamento, perde sua principal fonte de alimentação, as sementes das árvores.


5- Ararinha-azul: Cobiçada no mercado internacional por sua plumagem. Há apenas cerca de cinqüenta desses animais, vivendo no Piauí e na Bahia.6


6- Mutum-do-nordeste: Os últimos exemplares desta ave vivem hoje no litoral de Alagoas. Alguns biólogos estão tentando reproduzir essa ave em cativeiro, para garantir a sobrevivência da espécie.


7- Mico-leão-dourado: Com a redução da Mata Atlântica, perdeu seu hábitat natural. Restam algumas centenas na reserva de Poço das Antas, no estado do Rio de Janeiro.


8- Tartaruga-de-couro: Cada vez mais rara no litoral brasileiro. Sua carne saborosa e seus ovos são disputados pelos pescadores do país.