quinta-feira, 30 de abril de 2009

Poluição

Bom dia !!!

O nosso tema de hoje é muito importante e vem sido comentado a muitos anos. É um tema, que devemos dar mais atenção, porque é o que fazemos diretamente.
Poluição: Com o surgimento fábricas, casas e carros a emissão de gases aumentou, causando poluição e gases do efeito estufa adicionais todos os dias. Os carros queimam gasolina e nesse processo lançam gás carbônico adicional na atmosfera. Por isso, é importante encontrar meios para produzir, energia sem poluir a Terra. A poluição é prejudicial ao mundo em que vivemos. Ela afeta o ar que respiramos a água que bebemos os sons que ouvimos e até o céu que vemos a noite. A poluição pode prejudicar a saúde humana e causar danos ao ambiente ao nosso redor as plantas e animais e aos seus habitats.



Não esqueça de comentar !!!


Equipes Atitude e Elementos.

quarta-feira, 29 de abril de 2009

Impermeabilização do solo

Curioso?

Hoje vamos dar algumas informações sobre o 4º tema, Impermeabilização do solo:


· Impermeabilização do solo: A impermeabilização do solo ocorre quando o solo perde a capacidade de absorção da água. Este processo acontece principalmente nas cidades.Os processos de cimentação, asfaltamento, calçamento de ruas e calçadas e outros, como a própria construção das edificações, formam uma espécie de capa sobre o solo, impedindo que a água fique em contato com este e assim possa ser absorvida.Alguns dos efeitos sentidos com este processo são o aumento das enxurradas nas cidades nos dias de chuva. Como a água não é absorvida pelo solo no ponto que deveria ser, estas enxurradas chegam aos rios em volumes muito maiores do que sua capacidade natural de escoamento, causando enchentes e transbordamentos em dias de fortes chuvas.




Espero que tenham gostado... O tema do próximo post será Poluição.


Equipes Atitude e Elemento.

terça-feira, 28 de abril de 2009

Desmatamento!

Boa Tarde!!
Refletindo sobre o clima?
Hoje, o nosso assunto é Desmatamento:
Em todo o mundo, florestas estão sendo devastadas para obtenção de terras agrícolas e combustíveis para alimentar e prover de energia populações crescentes. Isso está destruindo habitats em situação de risco e aumentando os níveis de dióxido de carbono na nossa atmosfera. Quando áreas de floresta são derrubadas e devastadas, a fina camada do solo que existia lá sofre erosão. A chuva levará a terra, transformando-a em sedimentos. Os sedimentos obstruirão cursos de água prejudicando a vida animal e vegetal.


Espero que tenham gostado e no próximo post tem mais!




Equipe Atitude e Elemento

segunda-feira, 27 de abril de 2009

Efeito Estufa

Boa Tarde!

Depois do fim de semana, voltamos aqui para informar sobre as mudanças Climáticas.

No post anterior, nós falamos um pouco sobre o Aquecimento Global, e hoje estamos aqui para dar mais informações sobre o Efeito Estufa, nosso 2º tema.
Efeito Estufa: Todas as formas de vida na terra precisam de fontes de calor para sobreviver. A temperatura média ideal para a vida na Terra situa-se entre 10ºC e 30ºC. Para manter essa temperatura, os gases de efeito estufa isolam a Terra, conservando a quantidade certa de calor para aquecer a atmosfera. Isso é conhecido como o efeito estufa. Dióxido de carbono, vapor d’água, metano, ozônio, óxido nitroso e clorofluorcarbonos (CFCs) são gases de efeito estufa. Aterros e carros, bem como vulcões, produzem esses gases. Conforme a quantidade desses gases aumenta, a Terra vai se tornando mais quente. Os gases extras produzidos pelo homem, como dióxido de carbono, vão para a atmosfera e capturam o calor do Sol em excesso em volta do planeta. Uma mudança na camada de ozônio, permitindo a passagem de mais raios solares (ultravioleta), poderia afetar toda a vida no planeta. As temperaturas da terra se elevam, tendo consequências que poderão ser irreversíveis.


O próximo, será sobre o Desmatamento.

E não esqueça o comentário!


Equipe Atitude e Elementos.

sexta-feira, 24 de abril de 2009

Aquecimento Global

Boa tarde!

O tema do campeonato deste ano é conexões climáticas e tem como objetivo incentivar as pessoas a tomarem atitudes direitas em relação ao clima e conscientizá-las sobre os problemas ambientais como:
  1. Aquecimento Global;
  2. Efeito Estufa;
  3. Desmatamento;
  4. Impermeabilização do solo;
  5. Poluição.
No post de hoje, nós vamos dar mais algumas informações sobre o Aquecimento Global:
Alguns cientistas acreditam que fenômenos naturais podem causar o aquecimento global. Eles afirmam que o clima da Terra muda naturalmente com o passar do tempo. Entretanto, os cientistas afirmam que esses fenômenos naturais estão sendo afetados e ampliados pela poluição causada pelo homem. Na medida em que gases de efeito estufa adicionais envolvem nosso planeta, a atmosfera e os oceanos se aquecem. O gelo está derretendo nas regiões do Ártico e na Antártida. No fundo do mar, corais correm perigo se os oceanos se aquecem. Se as condições do tempo mudam, tempestades mais freqüentes podem causar prejuízos a nossas praias de recifes e corais.

No próximo post, vamos falar um pouco sobre o Efeito Estufa. Não deixem de conferir e comentar!
Equipe Atitude e Elemento

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Apagãozinho Ideal


Boa tarde!

Você já está sabendo da nova campanha do Ideal ?

O Projeto "Apagãozinho", divulgado para os alunos desde o dia 2 de abril, foi aderido e aprovado por muitas famílias que já estão colocando em prática. É uma maneira de ajudar o planeta e economizar energia, unindo o útil ao agradável.

Aqui vão algumas dicas para o horário do nosso apagãozinho:


-ouvir uma história;
-ver as estrelas;
-jantar a luz de velas;
-conversar sobre o aquecimento global;
-cantar com a família;
-brincar de acampamento;
-brincar com lanternas;
-conversar com a família;
-convidar outras famílias a seguir o exemplo.






Equipe Atitude e Elemento

quarta-feira, 22 de abril de 2009

Estreia

Olá pessoal!

Este é o post de estreia do novo blog das equipes ELEMENTO e ATITUDE do Colégio Ideal! Aqui você encontrará informações sobre o Torneio FLL que acontecerá dia 30/5 em Indaiatuba, e dicas sobre o uso da energia, redução do aquecimento global e também informações da camapanha realizada no colégio chamada "Apagãozinho", que visa reduzir o consumo de energia nas casas e no colégio.

Lembrando que hoje dia 22/4 é celebrado o Dia da Terra!
Não esqueçam do comentário!

Equipe Elemento e Equipe Atitude